Cirurgia Oral

Extração

A extração ou exodontia é o procedimento cirúrgico odontológico para remoção de dentes.

Este procedimento é cada vez menos necessário, devido à conscientização da população da necessidade e frequência de escovação, além de excelentes escovas, pastas e fios dentais disponíveis e realização de prevenção na infância.

Devido à evolução das técnicas operatórias, assepsia (procedimentos para impedir introdução de germes patogênicos nos organismos das pessoas), antissepsia (desinfecção do local), excelentes anestésicos, antibióticos e anti-inflamatórios de última geração, o procedimento em si e o pós operatório causam um trauma e desconforto muito menor.

Quando a extração é necessária?

• Finalidade Ortodôntica (para corrigir o posicionamento incorreto dos dentes)
• Dentes extremamente destruídos por cárie
• Dentes irrecuperáveis que sofreram fraturas por traumas
• Dentes que perderam o suporte ósseo causado por periodontite
• Dentes semi-inclusos
• Dentes Inclusos

Extração dos Terceiros Molares (também chamados por Dentes do Siso ou Dentes do Juízo)

Os terceiros molares são os dentes que mais frequentemente apresentam-se inclusos ou semi-inclusos, por não haver espaço suficiente para nascerem.

Os dentes semi-inclusos apresentam-se parcialmente erupcionados, ou seja, somente uma pequena parte deles consegue romper o osso e a gengiva, enquanto o restante ainda permanece dentro do osso. Sendo uma região de difícil higienização, pode ocorrer formação de cárie e/ou infecção na gengiva.

Os dentes inclusos permanecem inteiramente dentro do osso.

Dentes inclusos e semi-inclusos por estarem impactados podem comprimir o dente adjacente (dente vizinho), prejudicando-o ( reabsorvendo a raiz) e causando dor.

Há a possibilidade de formação de cisto e de tumor a partir do dente do siso.

A idade ideal para a extração do dente do siso é em torno dos 20 anos, pois o osso que o circunda é pouco calcificado e muitas vezes as raízes não estão completamente formadas, o que facilita a cirurgia.

Apicectomia

Tem por finalidade a remoção de lesão que se formou no ápice (ponta) da raiz do dente. Consiste na remoção cirúrgica do ápice dental e zona patológica adjacente (o osso também contaminado).

Essa cirurgia é normalmente associada ao tratamento endodôntico (tratamento de canal) do dente em questão e realizado com mais frequência em dentes com uma única raiz, pois o índice de sucesso é maior.

Frenectomia

É a remoção de freios (inserções musculares) labiais ou linguais que estejam prejudicando o posicionamento dos dentes e/ou a fala.