Reabilitação Estética


Restaurações e Próteses

A restauração ou prótese é realizada para refazer a anatomia de parte da coroa que foi perdida ou removida, devido à formação de cárie, traumatismo, escurecimento, entre outros fatores, ou para aumento da coroa, devolvendo estética e função mastigatória ao dente.


Lentes de Contato Dentais e Facetas Laminadas

A diferença entre lentes de contato e facetas laminadas é a espessura. As lentes tem espessura menor, em torno de 0,3mm, enquanto as facetas tem espessura em torno de 0,6mm. São cimentadas na parte frontal dos dentes.



As facetas podem ser feitas diretamente nos dentes com resinas compostas ou feitas indiretamente, confeccionadas em laboratório. Neste caso podem ser de resina ou de cerâmica. Requerem um maior desgaste e são indicadas para dentes com restaurações extensas ou que a cor esteja muito alterada, escurecida.



É mínimo o desgaste dos dentes preparados para a cimentação de lentes de contato.


Indicação de ambas:

• É Correção de assimetria (quando existe um dente maior que o outro, ou girado)
• Dentes escurecidos resistentes ao clareamento dental
• Fechamento de diastemas (espaço entre os dentes)
• Alterar o formato dos dentes
• Harmonizar o sorriso


Restaurações Diretas:

São realizadas com resinas compostas diretamente nos dentes, quando a perda dental é pequena ou média.


O ionômero de vidro também pode ser usado para realização de restaurações diretas, basicamente em odontopediatria, pelo fato de ocorrer liberação de flúor, colaborando para a diminuição de incidência de cáries.



Restaurações Indiretas:

São confeccionadas em laboratório, quando a perda de tecido dental é grande, pois neste caso as restaurações diretas de resina são contra indicadas, por não suportarem a carga mastigatória. Os inlays (restaurações unicamente intracoronária), os onlays (com recobrimento de cúspides) e os overlays (com envolvimento e recobrimento de todas as cúspides) são blocos de resina ou cerâmica.



São cimentadas nos dentes com cimento resinoso após ser feita a preparação tanto dos dentes quanto das próteses, segundo um protocolo específico.


Restaurações de amálgama podem ser substituídas por restaurações diretas ou indiretas, conforme a indicação.



Coroas Totais

São indicadas quando houve grande perda dental. Recobrem todo o dente.


Podem ser:


Cerâmicas, chamadas metal free, são as mais estéticas

Existem várias cerâmicas usadas para confecção desse tipo de trabalho; as convencionais e algumas variações que buscam cada vez mais associar a resistência à estética.


Este tipo de material pode ser usado para confecção de uma coroa ou prótese fixa de até três elementos.


Como as restaurações indiretas, são cimentadas no dente com cimento resinoso, após ser feita a preparação tanto dos dentes quanto das próteses, segundo um protocolo específico.


Existe a possibilidade dessas próteses também serem cimentadas com cimentos convencionais.


Metalocerâmicas

Confeccionadas em metal, recobertas por cerâmica. Apresentam excelentes qualidades quanto à resistência e à mecânica. São indicadas principalmente para próteses fixas de mais de três elementos.


Os cimentos de fosfato de zinco e ionômero de vidro são indicados para cimentação deste tipo de prótese.



Obs: Após os preparos dos dentes, pode ser feita a moldagem, confecção do modelo de gesso e realização da prótese manual em laboratório, ou a captação de imagens por um scanner intraoral (Cad), que serão enviadas como imagem virtual para um software específico instalado no computador, que projetará a prótese. Este projeto será enviado para uma frezadora que realizará a usinagem da peça, isto é, que realizará mecanicamente a peça (Cam). Este é o sistema Cad/Cam.