O que é o tratamento de canal?

É a remoção da polpa do dente (tecido conjuntivo formado por vasos e nervos, encontrado no conduto interno da raiz dentária) , limpeza e preparação do conduto e preenchimento do mesmo com material obturador com a finalidade de vedação deste canal.

Quando é necessário realizar esse tratamento?

Quando ocorrem duas situações irreversíveis:

Pulpite

É a inflamação da polpa dentária que provoca dor espontânea, aguda, difusa, que aumenta de intensidade com o calor e não diminui após a administração de analgésico.

Este quadro pode ser provocado por cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival (migração da gengiva em direção a raiz do dente), traumatismo oclusal (causado por força mastigatória excessiva), entre outros.

Necrose

Ocorre quando a polpa perde a vitalidade (morre), comprometendo a estrutura que envolve a raiz (membrana periodontal e osso).

Quando assintomática, provoca destruição óssea ao redor do ápice da raiz, granulomas ou cistos.

Quando sintomática, provoca dor intensa, edema e pus (quadro de abcesso).

Retratamento de Canal

Há casos onde é necessário retratar o canal, por este ter sido recontaminado. Esta recontaminação pode ter ocorrido por vários fatores, entre eles:

• Canais estreitos ou curvos dificultando ou impedindo a correta preparação dos mesmos.
• Demora para restaurar a coroa do dente.
• Contaminação com saliva no caso da restauração estar parcialmente solta ou partida.
• Exposição dos canais radiculares a bactérias devido à formação de cárie.

O retratamento consiste na remoção dos materiais obturadores, repreparo dos condutos e reobturação dos mesmos.