Gengivite

A gengivite é o primeiro estágio da doença periodontal. É uma inflamação da gengiva, decorrente de doenças sistêmicas (como Diabetes), e/ou do uso de alguns medicamentos (anticoagulantes , anticonvulsionantes), e/ou resultado do acúmulo de placa bacteriana nos dentes (formada por higiene bucal inadequada), que pode causar dor, vermelhidão, inchaço, contorno gengival irregular e sangramento espontâneo ou provocado ao leve toque. Mau hálito e gosto ruim na boca são decorrentes. O quadro é reversível com tratamento adequado.

Periodontite

A periodontite é a evolução da gengivite, caso não seja tratada. Depois de instalada, o quadro é irreversível.

A inflamação afeta não só a gengiva como os tecidos de suporte dental: ligamento periodontal, cemento e osso.

A somatória de fatores como má higiene oral, tártaro, bactérias específicas da periodontite (principalmente o AA: Actinobacillus actinomyceterncomitans), enzimas por elas produzidas e liberadas, aumentam a resposta inflamatória levando à perda de sustentação.

Há outros fatores como fumo, predisposição genética, diabetes, uso de determinados medicamentos, como antidepressivos, alterações hormonais, infecção por HIV, estresse, entre outros, que podem desencadear e agravar a doença.

Portanto a periodontite apresenta inflamação gengival e formação de bolsa (que é a profundidade anormal do sulco gengival: mais de 3 mm entre a gengiva e o dente).

Periodontite Crônica

É o tipo mais comum, de progressão lenta, sendo a destruição óssea relacionada com fatores locais, tais como placa, tártaro e também pode estar relacionada com fatores sistêmicos já citados.

Pode ser localizada ou generalizada.

Periodontite Agressiva

Acomete normalmente pacientes jovens e saudáveis, sendo que fatores locais não justificam a grande e rápida destruição. Pode ser:

Localizada: quando há perda de sustentação em um ou dois dentes. Acometem pacientes de 11 a 13 anos.

Generalizada: quando há perda de sustentação em pelo menos 3 dentes. Acometem pacientes com menos de 30 anos e apresenta maior quantidade de placa e inflamação.

Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda

É uma doença periodontal infecciosa bacteriana, caracterizada por úlceras e necrose do tecido gengival, com consequente mau hálito, que acomete pessoas desnutridas e com precária higiene bucal. Associada também a pessoas com o sistema imunológico enfraquecido.

O tratamento inclui instrução sobre higiene oral, uso de enxaguante bucal, analgésicos e antibióticos.

Cirurgia Plástica Periodontal

Para que haja estética bucal, deve haver harmonia entre as estruturas dentais e gengivais.

Quando há um defeito nos tecidos moles, que altera a harmonia do sorriso, há indicação para serem realizadas cirurgias plásticas periodontais.

Esses defeitos podem ser ocasionados por má formação ou podem ser sequelas de periodontite, extrações ou traumas.

Os defeitos mais comuns são:

• Retração gengival (recuo da gengiva expondo a raiz do dente)
• Desníveis na margem da gengiva que deixam o sorriso assimétrico (desnivelado)
• Sorriso gengival, em que grande faixa de gengiva é exposta ao sorrir
• Quantidade de tecido mole insuficiente ao redor dos implantes

Placa de Mordida

É um aparelho confeccionado em acrílico, para ser adaptado (encaixado) sobre os dentes das arcadas superior ou inferior, que apresenta três funções principais:

• Reduzir o travamento dos dentes , dissipando assim forças excessivas, lesivas às articulações temporomandibulares (localizadas à frente dos ouvidos)
• Induzir o relaxamento da musculatura
• Proteger os dentes dos desgastes causados pelo bruxismo (hábito de ranger os dentes).

A placa de mordida é coadjuvante nos tratamentos de dores de cabeça, ouvidos, pescoço, ombros e coluna, quando é diagnosticado que a dor é de origem muscular ou articular.

A indicação é que a placa seja usada durante a noite, período em que não há controle sobre a aplicação de força.