Ortodontia / Ortopedia

Ortodontia

Especialidade da odontologia que corrige o posicionamento dos dentes e dos ossos da boca, dando a eles a forma adequada.



Tipos de Aparelhos

Móveis - Móveis e fixos juntos - Fixos



Descrição dos tipos de aparelhos

Ortopédicos - Fixos - Auto-ligáveis - Alinhadores - Contenção



Pacientes com problemas Periodontais

Precisa sempre cooperação entre o ortodontista e o paciente do começo ao fim do tratamento, necessitando assim que a doença periodontal esteja controlada e paciente não fumante. Dessa forma se consegue melhorar a estética do sorriso (autoestima), alinhando os dentes, facilitando e motivando o paciente para melhorar a higiene e a distribuição das cargas mastigatórias.

A distribuição das cargas em implantes e próteses, além dos dentes remanescentes, também é um fator que permite maior longevidade da oclusão estabelecida, porém os pacientes devem retornar no mínimo a cada ano para nova avaliação do tratamento periodontal.



Aparelhos fixos convencionais

Com braquetes ligados aos fios por elásticos, eles podem ser:



Aparelhos auto-ligados

O braquete possui fechamento por clipe, proporcionando ganho de tempo nas sessões de tratamento, não sendo os arcos ligados por ligaduras elásticas. Os aparelhos auto-ligados podem ser:


Não tendo as ligaduras (borrachinhas), o atrito do fio no braquete é menor, e contínuo. As borrachinhas se desgastam após alguns dias, coisa que não ocorre no auto-ligável e os dentes se movimentam de forma constante e suave, reduzindo o tempo de tratamento em até 7 meses.

A higiene deve ser feita tanto no aparelho fixo convencional como no auto-ligado, a diferença é que nas ligaduras tem um maior acúmulo de placas bacterianas, por isso com aparelho auto-ligável é mais fácil de higienizar.

O sistema auto-ligado permite expansão na arcada dentária maior do que o método convencional, tornando mais raras as extrações dentárias, porém depende do diagnóstico do ortodontista para haver ou não a extração.

Os braquetes nesse sistema são menores e anatomicamente mais curvos, eles não atritam, não causando machucados na boca, é mais ágil e menos doloroso.



Ortopedia funcional dos maxilares (OFM)

Aparelhos quase sempre removíveis. São aparelhos usados para solucionar desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporária (ATM). Pode ser usado em qualquer idade, e não causa dor e nem requer extração de dentes.

Pode ocorrer no caso da moldeira de clareamento não estar bem adaptada ou por excesso de gel aplicado (no caso de clareamento caseiro)


Sinais que podem ser tratados com OFM

• Apnéia do sono
• Bruxismo
• Dores de cabeça
• Barulho na mastigação
• Dor na face e nos maxilares
• Mordida cruzada
• Mordida aberta causada por uso prolongado de dedo ou chupeta
• Mordidas profundas (os dentes superiores cobrem totalmente os dentes inferiores)
• Queixo excessivamente para frente ou para trás



Alinhadores

Com a introdução dos modelos digitais foi permitido o desenvolvimento de setups virtuais, que podem ser empregados para se verificar a movimentação dentária de forma gradual, até a posição desejada.

Com esses modelos digitais obtidos será possível a confecção de modelos prototipados em resina. Uma série desses modelos 3D pode ser utilizada para a produção de alinhadores estéticos.

O uso dos mesmos deve ser de no mínimo 22 horas por dia e trocados segundo o ortodontista, sendo retirados para higiene oral e alimentação.



Contenção

A manutenção do alinhamento dentário após a finalização do tratamento ortodôntico é um desafio da ortodontia. Deve ser feito sempre após o tratamento e depende de cada caso, podendo ser:



Não existe um protocolo de uso, mas o tempo, a seleção e a maneira de uso corretos irão determinar a manutenção da estética e o equilíbrio da função mastigatória a longo prazo.